24 de nov. de 2011

Como vencer no Turismo VI: administre seu tempo

Uma das principais reclamações do profissional moderno é a falta de tempo. Sempre ouço muito em minhas palestras frases do tipo "preciso de um dia de 30 horas" ou "não consigo atender todas as minhas solicitações".

Multiplicar o tempo é mais fácil do que imagina. Há algumas técnicas para isso:

1) Planeje seu dia na véspera
  • Anote em uma agenda tudo o que não foi finalizado e os novos compromissos
  • Divida as atividades em categorias: telefonemas, e-mails, reuniões, visitas etc.
  • Estabeleça prioridades de acordo com grau de importância e prazo 
  • Divida seu dia de modo que atividades da mesma categoria estejam agrupadas (entre 09h00 e 10h00 e-mails, entre 10h00 e 11h00 telefonemas e assim por diante)
  • Atribua a cada atividade o tempo ideal de execução
  • Mantenha o foco no planejamento. Cumpra cada atividade no tempo determinado
A agenda é sua aliada na multiplicação do tempo


2) Estabeleça prazos realistas e acrescente uma "gordura". Se um processo levará 3 dias para ficar pronto, diga que será entregue em 5 dias. Isto evita correria de última hora e você ainda surpreende finalizando antes do prazo.

3) Mantenha o foco no planejamento: evite conversas paralelas durante a execução das atividades planejadas. Pode ter certeza que você terá tempo de sobra para falar de amenidades - futebol, relacionamentos, programas de TV - quando tiver finalizado o que planejou.

4) Tenha atenção a cada tarefa. Perde-se muito tempo e outros recursos  para se consertar um erro.

5) Finalize cada processo. Caso surja algo novo, anote na agenda e ao finalizar o processo em andamento reveja seu planejamento, estanelecendo um prazo compatível para a nova atividade.

6) Foque no que é importante, não deixe ficar urgente. A maioria das crises que atravessamos se devem a alguma falha de planejamento. Não deixe que algo fique fora de controle. Tome ação imediata.

7) Reveja a agenda pelo menos três vezes ao dia. Marque cada atividade finalizada e confira as pendências.

8) Organize suas reuniões, estabelecendo uma pauta e atribuindo tempo para cada assunto.

9) Organize suas visitas por área. Se o local for distante de seu escritório, procure antecipar outra reunião no mesmo bairro ou cidade, de modo a otinizar o deslocamento.

10) Ao final do dia reveja sua ação e comece a planejar o dia seguinte.


Lembre-se: tempo é vida, o bem mais precioso que temos. Faça valer à pena.

Excelentes vendas. Sucesso.


Mario Linhares
mariolinhares@marlinx.com.br


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