24 de out. de 2011

Como Vencer no Turismo: gostar de gente é fundamental

A partir de hoje começo a escrever posts sobre Como Vencer no Turismo, que será tema de um ciclo de palestras na Faculdade de Turismo da Universidade Estácio de Sá, em unidades do Rio de Janeiro.

O convite partiu do Professor Carlos Eduardo Guimarães, com quem tive o prazer de trabalhar por sete anos na Soletur e que reencontrei no ano passado quando fui convidado para dar uma palestra sobre Gestão de Qualidade no Turismo na Estácio do centro do Rio de Janeiro.

O tema parece complexo a princípio mas, como tudo na vida, pode ser traduzido e assimilado de forma simples.

Começo pela base de tudo: qual a principal característica que encontramos nos destaques da indústria do turismo? Sem sombra de dúvidas é gostar de gente. Estou certo que gente é a principal matéria-prima do turismo. Não se pode vencer neste setor se não se gosta de gente.

Pode parecer simples, e é.  Os melhores profissionais de turismo que conheço são mestres em relações humanas porue gostam de gente! Se você está começando no turismo e não tem esta característica, procure mudar, seja de postura, seja de profissão.

O que significa gostar de gente? Não é apenas gostar de quem gosta de você e o trata bem. Isto é fácil. Gostar de gente é, principalmente, gostar de quem não tem uma atitude positiva com você em um primeiro momento. Sim: esta é a principal caracterírstica dos campeões do turismo. Por mais que o contato inicial tenha sido ruim, ser capaz de reverter a situação e, graças a técnicas simples, fazer com que aquela pessoa que estava com uma atitude mental destrutiva passe a nutrir simpatia, criando um vínculo forte.

Como se consegue isto? Gostando de gente.

Amanhã vou falar um pouco mais sobre este tema.

Sucesso,

Mario Linhares
mariolinhares@marlinx.com.br

Conheça mais sobre a Marlinx pelo site www.marlinx.com.br ou nos siga pelo twitter @marlinxbr

Nenhum comentário:

Postar um comentário