16 de mar. de 2012

Mesmo que tudo pareça dar errado, não desista

A história que narro abaixo é uma melhores que já li sobre superação, resiliência e perseverança. Recebi há pouco mais de quinze anos, por e-mail, de um grande amigo, que tentava me consolar depois de um grande fracasso. Estava tão abalado que pensei em desistir de meu projeto de tornar-me um empreendedor.

A história me deu forças para "levantar, sacudir a poeira e dar a volta por cima". Dedico a você que depois de um grande baque tem vontade de desistir de tudo, de esquecer seu sonho, seu objetivo. Dedico a você que acha que só há uma grande chance na vida.

Lembre-se: o universo conspira a nosso favor, Esteja preparado pois, quando menos se espera, uma nova oportunidade aparece e você só vai perceber se estiver pronto para ela.

Esta é a história de Soichiro Honda, fundador da fábrica de motocicletas que leva seu nome.

S. Honda aos 18 anos
Ele nasceu em 1906, em uma pequena aldeia no Japão, Hamamatsu. Sua família era humilde, seu pai era ferreiro e não teve acesso à educação formal quando criança. Somente aos 12 anos entrou para a escola, que abandonou apenas dois anos depois, pois não se interessava por livros e pela teoria.

Desde cedo, porém, gostava de desmontar e descobrir como as coisas funcionavam. Aos oito anos construiu sua primeira bicicleta. Aos treze já tinha diversas pequenas invenções. Quando completou 16 anos, mudou-se para Tóquio e conseguiu um emprego de aprendiz em uma oficina mecânica.

Alguns anos depois voltou para sua cidade natal e montou sua própria oficina. Casou-se e passou a trabalhar cerca de 20 horas por dia, dormindo na própria oficina. Neste período começou a desenvolver o projeto de uma bicicleta motorizada. Após desenvolver o protótipo e registrá-lo, o apresentou para uma grande empresa, que recusou o produto por "não atender o padrão mínimo de qualidade exigido" e "não ser de interesse do mercado".

Protótipo da "bicicleta motorizada" de Soichiro Honda
Muitos teriam desistido aí. O que ele fez? Incluiu inovações no projeto e criou um novo protótipo e o apresentou novamente. Conseguiu o aporte de capital necessário para a construção de uma pequena fábrica, inaugurada pouco antes do início da II Guerra Mundial.

Os negócios estavam começando a deslanchar quando sua fábrica foi bombardeada em um ataque americano, sendo completamente destruída. Muitas pessoas pensariam, que aquilo era um sinal para desistir, Soichiro Honda não.

Começou a reconstrução da fábrica, através de empréstimos bancários, e retomou a produção. Seis meses depois de inaugurada a nova fábrica, porém, um terremoto de grandes proporções pôs tudo abaixo!!! Tenho certeza que a grande maioria das pessoas que lerem esta história pensariam em, finalmente, desistir. Ele, não.

Soichiro Honda aos 75 anos
Começou, novamente a reconstrução e, finalmente, o universo conspirou a seu favor: uma grande escassez de combustível fez com que o governo japonês financiasse a expansão da fábrica e criasse uma linha de crédito especial para a aquisição das "bicicletas motorizadas" de Soichiro Honda.

A procura pelo produto revolucionário faz com que ele buscasse parcerias com distribuidores independentes e rapidamente formou uma rede de 5 mil lojas que, não só viraram pontos de vendas, como também investidores no crescimento da empresa.

Hoje a Honda Motor Company é a maior fabricante de motocicletas do mundo e uma das gigantes da indústria automobilística.

Soichiro Honda tornou-se um ícone de empreendedorismo. Ele faleceu aos 85 anos, em 1991. Sua grande lição? Não desista nunca de seu sonho.

Sucesso.

Mario Linhares

Um comentário: