5 de set. de 2011

Dicas de Campeão: Atendimento Telefônico

A partir de hoje darei algumas dicas importantes para aumentar suas vendas. Começo pelo atendimento telefônico. Muitas vezes este é o primeiro contato do cliente com sua agência e é importante causar uma boa primeira impressão, afinal de contas, você não terá outra oportunidade para isso.

"Ao atender o telefone, SEMPRE:

1) Utilize uma saudação padrão, curta e objetiva. Minha favorita é: <nome da empresa>, <nome do vendedor>, <bom dia / boa tarde / boa noite>.

2) Lembre-se que muitas vezes este é o primeiro contato que o cliente tem com a empresa e a mensagem subliminar transmitida deve ser de eficiência e excelência.

3) Sorria ao falar ao telefone: pode ter certeza que as pessoas à sua volta e seu interlocutor perceberão este pequeno detalhe e a conversa ficará naturalmente mais agradável.

4) Seja educado, claro, objetivo e profissional.

5) Evite informalidades.

6) Chame o cliente pelo nome: é uma excelente forma de se gerar vínculo.

7) Valorize o cliente, independentemente da informação solicitada.

8) Faça o cliente viajar desde o primeiro contato. Lembre-se que você vende sonhos..

9) Tenha como objetivo principal atrair o cliente para um contato direto.

10) Anote os dados do cliente como nome, telefone (comercial, residencial e celular), e-mail, destino que o cliente demonstrou interesse e data provável da viagem.

11) Atenda o cliente prontamente. Se houver necessidade de deixá-lo aguardando, ofereça-se para retornar a ligação e o faça o mais rapidamente possível.

12) Procure gerar um follow up, que pode ser o envio de e-mail, um novo telefonema ou a visita à loja.

Após o telefonema, SEMPRE:

1) Organize-se para dar prosseguimento ao follow up.

2) Mantenha um cadastro de contatos atualizado de modo que possa oferecer produtos que estejam de acordo com o interesse de seu cliente.

3) Cumpra prazos. O ideal é que se prometa um prazo superior ao que será cumprido. Por exemplo: se uma cotação levará 2 dias, prometa que será entregue em 3 dias

4) Exceda as expectativas: tenha em mente surpreender o cliente positivamente 50% da venda.

5) Mantenha um cadastro de TODAS as ligações efetuadas e recebidas com os dados mencionados no item 8 da página anterior.

6) Faça um relatório semanal indicando total de ligações recebidas e efetuadas, o que foi gerado de orçamentos, visitas e vendas e PRINCIPALMENTE o que deixou-se de vender.

7)Prepare-se para a visita do cliente. Tenha acesso fácil ao material promocional (folheteria, vídeos, mapas, links, etc)."

Fonte: O Campeão de Vendas de Turismo - Linhares, Mario - © 2011 Editora Linx

Caso deseje sugerir algum assunto ou trocar ideias, envie e-mail para <campeaodevendas@uol.com.br>.

Excelentes vendas

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