Hoje vamos falar sobre o primeiro ponto: informação.
Estamos na Era da Informação. É fácil ter acesso a tudo, desde uma simples receita de bolo de fubá a documentos secretos da CIA. Ferramentas como o google e as redes sociais revolucionaram a busca e distribuição de fatos e ideias.
E o que faz a maioria dos profissionais de turismo para buscar informações de forma ativa e consciente? Nada ou quase nada.
Fiz recentemente uma pesquisa com 50 agentes de viagem do Rio de Janeiro sobre quantos livros profissionais liam por ano. O resultado foi desolador: total de 46. Méida inferior a UM livro profissional por ano por agente de viagens. Faça a mesma pergunta a um médico ou advogado ou engenheiro e o resultado será pelo menos TRÊS vezes maior.
Preocupado, resolvi me aprofundar e continuei a pesquisa. Em uma palestra para cerca de 200 agentes de viagem, pedi a todos que escrevessem em uma folha os cinco destinos que mais vendiam, Em seguida pedi que escrevessem 5 atrações para cada uma das cidades, totalizando 25 atrações.
O resultado: mais da metade não conseguiu atingir o objetivo!!!
O incrível é que a questão era simples: profissionais de turismo, que trabalham exclusivamente com isso, não sabiam citar CINCO atrações dos CINCO destinos mais vendidos. Notem que não pedi o nome de um bom restaurante em Niagara Falls (por sinal recomendo o Skylon Tower).
Para ser um um campeão, você tem que conhecer a fundo o que sua empresa vende. Comece com os cinco produtos mais vendidos e passe para dez, depois vinte. O importante é conhecer o máximo possível sobre clima. cultura, economia, história, atrações, gastronomia, entretenimento, enfim, tudo o que puder.
Crie o hábito de estudar: dedique 30 minutos por dia para ampliar seus conhecimentos. Parece pouco mas em um ano serão mais de 150 horas. Em 10 anos, mais de 1500.
Conhecimento é o maior ativo que um profissional pode ter.
Amanhã vamos falar sobre comunicação.
Sucesso,
Mario Linhares
mariolinhares@marlinx.com.br
Conheça mais sobre a Marlinx pelo site www.marlinx.com.br ou nos siga pelo twitter @marlinxbr
mariolinhares@marlinx.com.br
Conheça mais sobre a Marlinx pelo site www.marlinx.com.br ou nos siga pelo twitter @marlinxbr
Nenhum comentário:
Postar um comentário