26 de out. de 2011

Como vencer no Turismo III: seja um campeão de conhecimento

Meu grande amigo Álvaro Terra costuma dizer que "no mundo moderno duas características diferenciam o profissional comum e o campeão: informação e comunicação". Concordo em gênero, número e grau.

Hoje vamos falar sobre o primeiro ponto: informação.

Estamos na Era da Informação. É fácil ter acesso a tudo, desde uma simples receita de bolo de fubá a documentos secretos da CIA. Ferramentas como o google e as redes sociais revolucionaram a busca e distribuição de fatos e ideias.

E o que faz a maioria dos profissionais de turismo para buscar informações de forma ativa e consciente? Nada ou quase nada.

Fiz recentemente uma pesquisa com 50 agentes de viagem do Rio de Janeiro sobre quantos livros profissionais liam por ano. O resultado foi desolador: total de 46. Méida inferior a UM livro profissional por ano por agente de viagens. Faça a mesma pergunta a um médico ou advogado ou engenheiro e o resultado será pelo menos TRÊS vezes maior.

Preocupado, resolvi me aprofundar e continuei a pesquisa. Em uma palestra para cerca de 200 agentes de viagem, pedi a todos que escrevessem em uma folha os cinco destinos que mais vendiam, Em seguida pedi que escrevessem 5 atrações para cada uma das cidades, totalizando 25 atrações.

O resultado: mais da metade não conseguiu atingir o objetivo!!!

O incrível é que a questão era simples: profissionais de turismo, que trabalham exclusivamente com isso, não sabiam citar CINCO atrações dos CINCO destinos mais vendidos. Notem que não pedi o nome de um bom restaurante em Niagara Falls (por sinal recomendo o Skylon Tower).

Para ser um um campeão, você tem que conhecer a fundo o que sua empresa vende. Comece com os cinco produtos mais vendidos e passe para dez, depois vinte. O importante é conhecer o máximo possível sobre clima. cultura, economia, história, atrações, gastronomia, entretenimento, enfim, tudo o que puder.

Crie o hábito de estudar: dedique 30 minutos por dia para ampliar seus conhecimentos. Parece pouco mas em um ano serão mais de 150 horas. Em 10 anos, mais de 1500.

Conhecimento é o maior ativo que um profissional pode ter.

Amanhã vamos falar sobre comunicação.

Sucesso,


Mario Linhares
mariolinhares@marlinx.com.br

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