A indústria dos quadrinhos popularizou a imagem do super herói. Há centenas de personagens para todos os gostos e com os mais diversos superpoderes. Mas um em especial tem um carisma incomparável: Batman!
Christina Bale e Michael Kane em 'O Cavaleiro das Trevas' |
O homem morcego, que combate o crime em Gotham City desde a década de 1930, inicialmente sob a pena de Bob Kane, foi levado para a tela pequena, como série e desenho animado e, para o cinema, com recordes de bilheteria.
Mas o que mais me chama atenção é que o alter ego de Bruce Wayne não tem qualquer superpoder. O herói nada mais é que uma pessoa comum que se dedicou de corpo e alma para potencializar ao máximo os poderes que qualquer ser humano normal tem.
O cavaleiro das trevas ressurge do "fundo do poço" e se torna referência de superação.
Um diálogo recorrente nos filmes é o maior ensinamento da série. O mordomo e tutor, Alfred, pergunta: "Patrão Bruce, por que caímos?" A resposta, sempre fruto de reflexão: "Para que possamos aprender a levantar!"
Isso é o que faz de nós super heróis do dia a dia: a capacidade de aprendermos a levantar. Precisamos conhecer nossas limitações e trabalhá-las a partir de nossos "tombos". E só assim seremos os heróis sem capa que merecemos ser!
Nenhum comentário:
Postar um comentário