11 de fev. de 2012

Obrigado Audax RJ. Parabéns Abílio Diniz.

Final da Taça GB de 2006: America vice-campeão
  Entre 2005 e 2006 tive a honra de ocupar a Diretoria de Marketing do America Football Club, do Rio de Janeiro, meu time de coração, o clube mais simpático do Brasil.

Foi uma época de grandes realizações para mim e para o clube. Para começar, me orgulho de ter colaborado na montagem da equipe mais vitoriosa do clube nos últimos 30 anos.

Fui responsável pela parceria entre o America e a Intersports, empresa de marketing esportivo norueguesam que trouxe jogadores como Martin Del Campo (ex-lateral direito da seleção uruguais) e Gonzalez, atacante argentino  do Real Betis (Espanha).

Esta equipe, que foi a surpresa da competição, teve a melhor campanha na soma de pontos dos dois turnos, ou seja, se o campeonato fosse por pontos corridos teríamos sido campeões. Ficou o vice-campeonato da Taça Guanabara (1º turno) do Campeonato Carioca.

Charge publicada às vesperas da final da Taça GB
Na época, uma de minhas atribuições era o relacionamento com os veículos de comunicação. Posso dizer que a missão foi cumprida com sucesso: a exposição do clube na mídia saltou de US$ 400 mil - média dos dez anos anteriores - para U$ 30 milhões durante o Campeonato Estadual de 2006.

Por que escrevo sobre este assunto hoje? Como torcedor estou triste porque meu time perdeu para o Audax RJ por 2 X 1 pela SEGUNDA Divisão do Campeonato Carioca (sim, um time que há seis anos era a sensação do campeonato, está disputando a 2ª Divisão pela SEGUNDA vez).

Mais triste ainda quando tentei me informar sobre o andamento da partida. Pelo Twitter tomamos de goleada da assessoria de imprensa do Audax. TODOS os detalhes da partida em 23 tweets (via @audaxrj) contra APENAS QUATRO (!!!) da America (via @americarj). Detalhe, o America nem ao menos postou o resultado final. O último tweet foi aos 41 minutos do 2º tempo!!!

Aí pensei vou ao site. Nenhuma informação do jogo. Só que o America estava animado para enfrentar o Audax após o empate (!!!) com o Sampaio Correia (não é aquele do Maranhão, é o da região dos lagos).

Site do AFC registrado em nome do VP de Comunicação
 Sobre o site, um agravante. Há cerca de um mês decidi entrar no site oficial do clube e digitei www.america-rj.com.br que é o domínio utilizado desde que o America se tornou o primeiro clube no Brasil a ter site na internet.

Grande surpresa: o site foi redirecionado para www.americario.com.br. Mudaram o domínio, pensei. Aí fui verificar o registro do domínio no site da FAPESP (https://registro.br/cgi-bin/whois/?qr=americario.com.br) e descobri que o novo site é de propriedade do Vice-Presidente de Comunicação (!!!), o sr. Mauro Correa. Conversei com o Mauro - que conheci em 2006 e que, tenho certeza, é bem intencionado - a respeito e ele me afirmou que havia sido um erro da agência de publicidade mas solicitaria a alteração. Lembro: isto foi hã um mês e até agora nada mudou.

Mas vamos voltar â via crucis do torcedor de um clube sem gestão profissional (no caso, infelizmente o America). Fui ao Facebook (http://www.facebook.com/pages/America-Football-Club/278314778859669) não há NADA publicado, somente que o site é www.america-rj.com.br (o original!!! Mas se você clica lá vai para o do Mauro).

Vou confessar que senti uma pontinha de inveja da (pequena) torcida do Audax RJ, clube empresa do Grupo Pão de Açúcar, que é administrado de forma brilhante e profissional pelo José Carlos Brunoro. O clube tem uma assesoria de imprensa de time grande e uma infraestrutura que dá inveja a qualquer clube no Brasil.

Obrigado Audax RJ. Graças a vocês pude acompanhar (e sofrer com) a derrota do meu America.

Aproveito para parabenizar o Abílio Diniz. Mais cedo havia twitado para ele sobre o jogo.

Em tempo: o site do Audax RJ (www.audaxrj.com.br) é excelente.

Sucesso.

Mario Linhares

9 de fev. de 2012

Para se ter sucesso é fundamental escrever bem

Tenho um grande amigo e mentor, Alvaro Terra, que costuma dizer que o segredo do sucesso está em dois fatores apenas: informação e comunicação.

Concordo que estes dois fatores são fundamentais para abrir diversas portas, encantar clientes - e pessoas de seu relacionamento pessoal - e alavancar vendas.

A comunicação escrita, tema deste post, vem ganhando cada vez mais importância nesses tempos de internet, redes sociais, e-mails.

Muitas vezes o primeiro contato é escrito. E lembre-se do ditado: "a primeira impressão é a que fica!".

O que é escrever bem? No mundo corporativo existem regras a serem seguidas para que se tenha um texto ao mesmo tempo agradável e profissional. Leia com atenção o artigo abaixo, escrito por Marcos Roque, meu sócio na Marlinx (MAR de Marcos, LIN de Linhares e o X a gente "copiou" do Eike Batista para ver se fica rico como ele). 



E lembre-se: você só tem uma oportunidade de causar uma boa primeira impressão.


Sucesso.

Mario Linhares

A importância da comunicação
Marcos Roque*

Eu e Marcos Roque em nossa reunião semanal
“Quem não se comunica, se trumbica”, já dizia o Velho Guerreiro, Abelardo Barbosa, o famoso e saudoso Chacrinha. A comunicação é algo extremamente importante, principalmente nos tempos atuais, em que a globalização exige das pessoas o melhor desempenho no contato interpessoal.
 

Atualmente, escrever (e falar também) de forma correta tem sido o ponto chave para o ingresso em vestibulares, Enem, concursos públicos e ascensão profissional.
 

A comunicação humana é um processo que envolve a troca de informações e utiliza os sistemas simbólicos como suporte para esse fim. O estudo dessa matéria é amplo e sua aplicação é ainda maior.
 

Importante ressaltar que há grande quantidade de profissionais – cada qual em seu segmento – interessados em ocupar cargos públicos ou simplesmente ascender na empresa em que atua. Em vista disso, houve a necessidade da criação de mecanismo que pudesse selecionar, entre estes, os mais capacitados. E o processo de seleção mirou, basicamente, a aptidão de o candidato pensar, se expressar, enfim, os conhecimentos gerais de cada um passaram a ser avaliados através da redação ou da comunicação no meio corporativo.
 

Portanto, a boa comunicação é o que há de mais importante, principalmente nos tempos atuais. Apenas o ato de se comunicar não é o bastante. Qualquer pessoa pode ser compreendida, mesmo falando e escrevendo erradamente.
 

Para que possamos escrever com qualidade, devemos buscar, primeiramente, conhecimento, informações. Não há a menor possibilidade de alguém escrever bem – ou seja, se comunicar de forma correta –, sem estar devidamente informado.
 

Logo, a leitura é o segredo para uma comunicação escrita perfeita, com estilo, coerente, concisa e coesa. Leia de tudo um pouco... ou muito! Leia jornais, revistas, livros, livretos, comunicados, notícias online, prospectos, petições, manuais, bulas... Somente assim se pode adquirir conhecimento. E, com o tempo, passamos a depurar essa leitura apenas para assuntos realmente interessantes, atualizados e relevantes.
 

Jornais de grande circulação e/ou segmentados são ferramentas indispensáveis para o enriquecimento cultural humano e oferecem seções para todos os gostos: esportes, economia, política, cultura, entretenimento, notícias locais, acontecimentos no mundo, tecnologia, ciência etc. Deve-se despender pelo menos uma hora, na parte da manhã, para a leitura diária desses periódicos. Na impossibilidade de uma leitura mais atenta, as chamadas, as manchetes e os lides são importantes e devem ser lidos.
Parafraseando o Velho Guerreiro, nos dias atuais, em que a competitividade tem sido cada vez mais acirrada, “quem não se comunica [bem], se trumbica”.



* Jornalista, editor e agente literário, escritor e professor pós-graduado em técnicas de redação, normatização, interpretação textual e crítica literária. Realiza consultoria editorial a inúmeras editoras e instituições de ensino superior no RJ, SP e DF. Colaborou em livros de referência, tais como: A nova redação empresarial e oficial (de Carlos Pimentel), Português: dúvidas, textos e 1800 questões (de Jorge Vicente); Português FGV (de Décio Sena, 2011); em livros jurídicos; e em obras lançadas pelo Arquivo Nacional.

8 de fev. de 2012

No Workshop CVC, homenagem aos 40 anos da empresa

Começa hoje, no Expo Center Norte, em São Paulo, a maior feira de turismo de uma operadora da América Latina. o Workshop CVC.

Os números são grandiosos, assim como é a CVC: 700 expositores, 12 mil agentes de viagem e centenas de milhões de Reais em negócios para os próximos meses.

Tive o prazer de fazer parte da equipe CVC por três anos, até setembro do ano passado, quando ocupei a gerência do Atendimento a Agências da empresa no Rio de Janeiro.

Este foi um período rico em realizações, no qual tive a oportunidade de trabalhar e conviver com pessoas com as quais aprendi muito.

Gostaria de destacar duas que foram muito importantes e que foram o grande motivo de ter interrompido em 2008 um ciclo de emprendedor para virar executivo/aluno da empresa: Valter Patriani, ex-CEO da empresa e Antonio Catlos Melo, Gerente Regional do Rio de Janeiro e Juiz de Fora.

Eu, Valter (C) e Antônio Carlos
O Valter, já mencionei antes, é o MELHOR vendedor que já trabalhou com turismo no MUNDO!!! Apesar disso é uma pessoa simples e acessível. Falava com ele pelo menos duas bezes por semana. Não houve uma única vez que ligasse para ele que não me atendesse. Caso estivesse ocupado ligava assim que possível. Sempre começou o dia ligando para TODOS os aniversariantes. Começar o dia de seu aniversário recebendo o telefonema do CEO às 07h00 é uma coisa que gera uma cumplicidade, uma lealdade incomparável. Tive a honra de assistir a diversas palestras dele e de palestrar a seu lado em duas ocasiões. Um dos maiores orgulhos profissionais que tenho foi ouvir dele algumas vezes: "Sou seu fã". Dediquei inclusive um post a ele quando de sua saída da presidência da CVC.

A admiração pelo Antônio Carlos vem do fato de ele ter começado na "base da pirâmide", como promotor da empresa. Abraçou a ideia de vir para o Rio de Janeiro com a atual esposa, Claudia, desbravar um mercado que não os aceitava aqui. "CVC é empresa de paulistas", "não vai dar certo no Rio" foi o que mais ouviram. Perseveraram, insistitram no sonho. Hoje os dois são representantes exclusivos da CVC, tem 40 lojas, empregam mais de 500 pessoas e tem um faturamento anual superior a R$ 200 milhões. 

Aos dois, aos mais de 7 mil colaboradores diretos, a todos os parceiros e milhares de agentes de viagem que fazem da CVC a maior operadora do lado de cá do Atlântico, meus parabéns pelos 40 anos de conquistas.

Excelentes vendas. Sucesso.

7 de fev. de 2012

Parabéns a todas as mulheres

Primeiro foi uma pesquisa que demonstrou que as mulheres estacionam melhor que os homens. Depois outra que elas se arrumam mais rápido (e melhor, diga-se de passagem) que nós. Agora uma terceira que afirma que a capacidade de raciocínio delas é melhor que a nossa.

Isso não me surpreende. Pelo contrário, confirma uma teoria que tenho há anos: em toda mulher há uma super heroína.

É admirável a capacidade de múltiplas tarefas que as mulheres desempenham simultaneamente. É algo ancestral, da época em que tinham que cuidar da caverna, mantê-la limpa, cuidar dos "filhotes", manter-se atenta para a aproximação de algum predador e muitas outras funções. Nossas atribuições naturais eram mais pragmáticas: alimentar e proteger a prole. Nós, força bruta. Elas, planejamento e gestão.

Todo homem deveria aprender com sua mãe. irmãs. namorada, mulher e amigas a gerir seu tempo e estabelecer suas prioridades. Se conseguirmos desenvolver só um pouco destas qualidades, seremos pessoas muito melhores.

Parabéns a todas as mulheres, que conseguem ser profissionais, donas de casa, mães, amigas, namoradas, esposas, alunas, atletas (ufa! Cansei só de pensar) e ainda acharem tempo para serem a razão de nossas vidas.

Obrigado por existirem.
Sucesso