Concordo que estes dois fatores são fundamentais para abrir diversas portas, encantar clientes - e pessoas de seu relacionamento pessoal - e alavancar vendas.
A comunicação escrita, tema deste post, vem ganhando cada vez mais importância nesses tempos de internet, redes sociais, e-mails.
Muitas vezes o primeiro contato é escrito. E lembre-se do ditado: "a primeira impressão é a que fica!".
O que é escrever bem? No mundo corporativo existem regras a serem seguidas para que se tenha um texto ao mesmo tempo agradável e profissional. Leia com atenção o artigo abaixo, escrito por Marcos Roque, meu sócio na Marlinx (MAR de Marcos, LIN de Linhares e o X a gente "copiou" do Eike Batista para ver se fica rico como ele).
E lembre-se: você só tem uma oportunidade de causar uma boa primeira impressão.
Sucesso.
Mario Linhares
A importância da comunicação
Marcos Roque*
Eu e Marcos Roque em nossa reunião semanal |
Atualmente, escrever (e falar também) de forma correta tem sido o ponto chave para o ingresso em vestibulares, Enem, concursos públicos e ascensão profissional.
A comunicação humana é um processo que envolve a troca de informações e utiliza os sistemas simbólicos como suporte para esse fim. O estudo dessa matéria é amplo e sua aplicação é ainda maior.
Importante ressaltar que há grande quantidade de profissionais – cada qual em seu segmento – interessados em ocupar cargos públicos ou simplesmente ascender na empresa em que atua. Em vista disso, houve a necessidade da criação de mecanismo que pudesse selecionar, entre estes, os mais capacitados. E o processo de seleção mirou, basicamente, a aptidão de o candidato pensar, se expressar, enfim, os conhecimentos gerais de cada um passaram a ser avaliados através da redação ou da comunicação no meio corporativo.
Portanto, a boa comunicação é o que há de mais importante, principalmente nos tempos atuais. Apenas o ato de se comunicar não é o bastante. Qualquer pessoa pode ser compreendida, mesmo falando e escrevendo erradamente.
Para que possamos escrever com qualidade, devemos buscar, primeiramente, conhecimento, informações. Não há a menor possibilidade de alguém escrever bem – ou seja, se comunicar de forma correta –, sem estar devidamente informado.
Logo, a leitura é o segredo para uma comunicação escrita perfeita, com estilo, coerente, concisa e coesa. Leia de tudo um pouco... ou muito! Leia jornais, revistas, livros, livretos, comunicados, notícias online, prospectos, petições, manuais, bulas... Somente assim se pode adquirir conhecimento. E, com o tempo, passamos a depurar essa leitura apenas para assuntos realmente interessantes, atualizados e relevantes.
Jornais de grande circulação e/ou segmentados são ferramentas indispensáveis para o enriquecimento cultural humano e oferecem seções para todos os gostos: esportes, economia, política, cultura, entretenimento, notícias locais, acontecimentos no mundo, tecnologia, ciência etc. Deve-se despender pelo menos uma hora, na parte da manhã, para a leitura diária desses periódicos. Na impossibilidade de uma leitura mais atenta, as chamadas, as manchetes e os lides são importantes e devem ser lidos.
Parafraseando o Velho Guerreiro, nos dias atuais, em que a competitividade tem sido cada vez mais acirrada, “quem não se comunica [bem], se trumbica”.
*
Jornalista, editor e
agente literário, escritor e professor pós-graduado em técnicas de redação,
normatização, interpretação textual e crítica literária. Realiza consultoria
editorial a inúmeras editoras e instituições de ensino superior no RJ, SP e DF.
Colaborou em livros de referência, tais como: A nova redação empresarial e oficial (de Carlos Pimentel), Português: dúvidas, textos e 1800 questões (de Jorge Vicente); Português FGV (de Décio Sena, 2011); em
livros jurídicos; e em obras lançadas pelo Arquivo Nacional.
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